Mudança dos Equipamentos
No último dia (18) de dezembro, penúltimo dia que antecede o recesso do Poder Judiciário, o Juiz da Comarca de Marcelino Vieira concedeu autorização para que o Prefeito Kerles Jácome Sarmento (Babau), possa receber os bens do Hospital Maternidade Pe. Agnelo Fernandes para fins de utilização por parte do município nas outras unidades de básicas de saúde.
Lembrando, no fim da última gestão municipal, a então Maternidade foi fechada por irregularidades administrativas constatadas pelas justiças estadual e federal que culminaram na cassação do ex-Prefeito Dr. Ferrari e no afastamento dos servidores ligados a referida unidade de saúde.
No início da atual gestão, o Prefeito Kerles Jácome (Babau) o empreendeu esforços para reabri-la. Realizou melhoramentos no prédio, adquiriu equipamentos hospitalares, contratou pessoal e instalou várias especialidades médicas.
Ocorre que muitos problemas surgiram no decorrer de reabertura da unidade que fizeram o Prefeito recuar:
Primeiro, o gestor enfrentou sérios problemas administrativos com a Interventora Judicial que quis implantar uma administração incompatível com a realidade financeira do município.
Segundo, foi constatado que a APAMI que administrava a Maternidade, até a data de 13/08/2019, se encontrava com uma dívida orçada em R$ 324.404,28, que, somados aos precatórios, poderia chegar a mais de meio milhão de reais.
Terceiro, diante dos trabalhos de engenharia realizados no prédio pelo município, constatou-se uma infinidade de problemas estruturais de tal intensidade que, o conserto de um, implicava no surgimento de outros.
Diante dos problemas acima, a atual gestão idealizou outro projeto e logo iniciou a ampliação e reforma da UBS Dona Laura a fim de atender os pacientes do município em prédio novo e confortável e no padrão do Ministério da Saúde e que hoje já se encontra com 100% concluída.
A justiça por sua vez dissolveu a antiga APAMI que administrava a Maternidade e determinou o levantamento de todos os seus bens para pagamento de seus credores e que os bens remanescentes fossem entregues ao município.
Atendendo pedido do município, a justiça local determina finalmente que os bens móveis e todos os equipamentos hospitalares da dissolvida APAMI passem a ser administrados pelo município de Marcelino Vieira a partir de então.
Com essa Decisão, o município agora poderá equipar a UBS Dona Laura que está ampliada e logo será inaugurada para oferecer conforto aos pacientes e condições de trabalho aos seus servidores.
Assessoria de Comunicação.